Instituto Pensar - Casal de 22 anos do interior do Paraná está por trás do Sleeping Giants Brasil

Casal de 22 anos do interior do Paraná está por trás do Sleeping Giants Brasil

por: Nathalia Bignon


Mayara Stelle e Leonardo de Carvalho Leal, fundadores do Sleeping Giants Brasil ? (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)

O jornal Folha de S. Paulo revelou neste domingo (13) a identidade dos responsáveis pelo perfil Sleeping Giants Brasil (SGB). Fundado há sete meses, o grupo operava até então de forma anônima, depois de ter causado um tsunami em sites da extrema direita ao forçar uma debandada de empresas anunciantes a cada vez que fazia um alerta sobre uma empresa de que ela estava anunciando em sites de fake news.

Seja por discordarem do conteúdo, seja pelo constrangimento público criado, as empresas vinham retirando anúncios e desmonetizando os sites. Após receberem diversas ameaças de morte diárias, o casal de 22 anos de Ponta Grossa, no Paraná, decidiu revelar sua identidade em uma entrevista à coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha.  

Leia tambémOlavo de Carvalho já perdeu 250 financiadores desde eleição de Bolsonaro

De acordo com o jornal, Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle moram com os pais e são namorados desde os 15 anos. Ele era motorista de Uber até que teve o carro batido no início do ano. Ela era vendedora de maquiagens até que a pandemia da Covid-19 fechou os salões de beleza em Ponta Grossa.

Estudantes de direito do sétimo período de uma faculdade estadual da cidade, ambos vivem hoje do auxílio emergencial que o governo concede a milhões de brasileiros. Dizem que não há ninguém por trás deles e que não recebem nada pelo trabalho. O Rede Liberdade, grupo de advogados e jornalistas que atua em casos de violação de direitos e liberdade de expressão, apoia os dois prestando assessoria jurídica e de comunicação sem cobrar nada.

Sleeping Giants surgiu nos EUA

O Sleeping Giants nasceu nos Estados Unidos, desmonetizando o site de extrema direita de Steve Bannon, chefe da campanha vitoriosa de Donald Trump em 2016. Lendo sobre o assunto para o trabalho de conclusão de curso da faculdade, Leonardo e Mayara resolveram abrir o Sleeping Giants Brasil numa manhã de maio de 2020. Horas depois, já tinham 20 mil seguidores e foram oficializados como representantes brasileiros dos Sleeping Giants pelo criador do perfil americano, Matt Rivitz.

Leia tambémPerfil contra sites que lucram com fake news incomoda Planalto

O primeiro alvo do grupo, o Jornal da Cidade Online, sofreu a retirada de anúncios de 250 empresas, cada uma exposta publicamente pelo SGB por anunciar ali.

Até hoje, eles calculam ter retirado de três sites de notícias e dois canais o equivalente a R$ 1,5 milhão. Segundo eles, 700 empresas já seguiram seus alertas e retiraram os anúncios de sites duvidosos. O SGB tem 410 mil seguidores no Twitter e 170 mil no Instagram.

Para ler a entrevista, na íntegra, clique aqui.

Com informações da Folha de S.Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: